Garanhuns tem, em tese, 10 pré-candidatos a prefeito.
São eles: Alfredo Goes, Coronel Campos, Hélder Carvalho, Pedro Veloso, Luizinho Roldão, Silvino Duarte, Haroldo Vicente, Sivaldo Albino, Givaldo Calado, Zaqueu Lins.
Quando chegar a hora das definições, dos acordos, das alianças partidárias, devem ficar três ou quatro. Alguns pré-candidatos são fortes, têm projetos consistentes, estrutura para uma campanha. Esses dificilmente irão desistir.
Outros estão em condições mais difíceis e podem mais na frente aceitar uma composição, em nome da unidade das oposições ou da continuidade do modelo de governo atual.
Haroldo, o candidato preferido de Izaías, é forte pelo padrinho político e pela máquina que já está usando de forma escancarada. Visita diariamente ruas com alguma ação da prefeitura, não perde enterro ou mesmo aniversário de boneca.
Boa pessoa, mas politicamente ainda não absorveu 10% da capacidade do seu guru político. Por isso comete deslizes quando discursa ou dá entrevista e seu argumento de que com ele Garanhuns terá dois prefeitos é motivo de chacota até nos terminais de ônibus.
Será interessante assistir um debate de Haroldo com a participação de Sivaldo, Luizinho, Silvino e outros que têm boa desenvoltura.
Além disso, os adversários têm duas bombas contra o vice-prefeito, que estão guardando para divulgarem no momento certo.
Sivaldo Albino é o candidato que tende a polarizar a eleição com Haroldo. Teve quatro mandatos de vereador, foi presidente da Câmara duas vezes, trabalhou como gerente da Casa Civil do Governo do Estado e assumiu o mandato de deputado estadual tendo sido o candidato mais votado em Garanhuns para a Assembleia, em 2018.
Como é visível que Paulo Câmara está mais solto, passando a impressão de que fará um segundo mandato melhor do que o primeiro, tende a se tornar um aliado importante, dando suporte a ações que impulsionarão o nome do deputado, caso realmente dispute a eleição.
Zaqueu Lins deixou o medo e a timidez de lado e com o respaldo de Eduardo da Fonte e Claudiano Martins assumiu a pré-candidatura. Precisa melhorar o discurso, sair do mero assistencialismo, apresentar projetos e convencer as classes mais esclarecidas de que tem condições de administrar um município de 140 mil habitantes.
Eduardo da Fonte foi muito incisivo quanto a pré-candidatura de Zaqueu e se mais na frente ele for vice de alguém vai ficar até feio.
Luizinho Roldão, que muitos conhecem como “Luizinho do Bolsa Família”, é o mais jovem e ousado de todos.
Antes mesmo de se filiar ao PC do B, o que acontecerá neste mês de outubro, já pontua nas pesquisas, com índices que não podem ser subestimados.
Não tem nada a perder. Se conseguir 6 ou 8 mil votos ficará forte para futuros embates. Caso vença será tratado pela população como herói e a imprensa irá se debruçar para estudar o "fenômeno".
Silvino Duarte, é sábio, experiente, não insiste em continuar no jogo de brincadeira. Sempre venceu, mesmo quando não está diretamente na disputa e não vai ser agora que irá querer sair como derrotado. De um jeito ou de outro tende a ir para o lado certo, sintonizado com os anseios da população e pode mais uma vez ser decisivo na eleição de Garanhuns.
Givaldo Calado sonha há muitos anos em ser prefeito do município. Inteligente, culto, é empresário bem-sucedido e cultiva muitas amizades. Quase todos na cidade gostam dele, o que precisa é saber usar suas qualidades para ganhar votos.
Tendo assumido o cargo de Superintendente do Incra em Pernambuco há pouco tempo, será negócio para o Coronel Campos deixar o cargo visando uma disputa incerta? Se tomar essa atitude, será para levantar o nome do presidente Jair Bolsonaro em Garanhuns, uma cidade que votou majoritariamente em Fernando Haddad em 2018.
Alfredo Goes já teve mais disposição. Mas ao se afastar do deputado Fernando Rodolfo ficou procurando alternativas e ainda não sabe ao certo o que vai fazer. Chegou a conversar com Sivaldo, agora flerta com Zaqueu, mas se perguntarem a ele é provável que diga: “Continuo pré-candidato”!.
Enfim, o PT de Garanhuns, que já elegeu um vereador (Marcelo Marçal) e a primeira vice-prefeita do município (Rosa Quidute), além de dar votações estrondosas a Lula, Dilma e Haddad.
Tem bons quadros, elegeu recentemente para a presidência uma mulher realmente de esquerda, firme e inteligente (professora Lucimar Oliveira) e surpreende com dois bons nomes como pré-candidatos: Hélder Carvalho, jovem empresário que começou a vida como fotógrafo e hoje tem no Studio C uma firma consolidada, que gera empregos e contribui com o empreendedorismo local. É cheio de ideias e tem outros negócios bem-sucedidos, alguns aproveitando a vocação turística de Garanhuns.
Pedro Veloso, médico cardiologista, é profissional respeitado e de família tradicional. Ligado à cultura, mantém até uma livraria na Avenida Rui Barbosa não propriamente pensando em ganhar mais dinheiro e sim em fomentar ideias.
Seu nome foi confirmado ontem à noite, em mais um furo deste blog e observamos que a receptividade nas redes sociais foi muito positiva. Tenho certeza de que sua pré-candidatura será bem recebida também nas ruas.
Enfim, o processo está em aberto. Temos bons nomes, tomara que os melhores saiam candidatos e que vença aquele capaz de oferecer mais a Garanhuns, um município que poderia ir mais longe, ter mais desenvolvimento, se os políticos locais fossem menos provincianos.
BLOG DO ROBERTO ALMEIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário