quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Lajedo, minha terra

Localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, Lajedo, terra natal deste blogueiro, cresce cada dia mais. O município possui quase 40 mil habitantes, além de uma rica história. O historiador Valdeci Rocha tem procurado passar a todos os lajedenses os maiores conhecimentos sobre seu passado.

O território onde atualmente se localiza Lajedo pertenceu antigamente a Garanhuns, a São Bento do Una, e por último a Canhotinho, de quem foi distrito e se emancipou em 1948. PoO município de Lajedo foi criado pela lei Estadual nº 377 de 24 de dezembro de 1948 pelo então governador Barbosa Lima Sobrinho. E foi instalado a nova prefeitura em 19 de janeiro de 1949, o primeiro prefeito nomeado pelo então governador; Guilhermino Virgulino de Sobral assumiu o cargo em 19 de janeiro de 1949 até 19 de maio do mesmo ano a data em que se comemora a emancipação política de Lajedo; quando então entregou ao presidente da câmara Sr. Adalberto de Castro Barreto, que exerceu a função por 17 dias, enquanto se preparava a festa para entrega ao novo prefeito eleito em 8 de maio de 1949, com 204 votos José Nonato de Oliveira na legenda PSD, que venceu a disputa com o Sr. Francisco Cordeiro Magalhães da legenda UDN. José Nonato de Oliveira tomou posse no dia 5 de junho de 1949.

Lajedo faz divisa com os seguintes municípios: ao norte, São Bento do Una e Cachoeirinha; ao sul, Canhotinho; ao leste, Ibirajuba e Jurema; e ao oeste, Jupi e Calçado.

Apesar de ter sido criado em Caruaru e estar atualmente com residência em Limoeiro, tive o prazer de visitar inúmeras vezes Lajedo na minha infância, onde sempre via minha família, que ainda hoje reside nesta cidade. Que dias melhores possam chegar a Lajedo, com muita paz e prosperidade. 

Por Valdenes Guilherme 


Nenhum comentário:

Postar um comentário