domingo, 16 de outubro de 2022

Agreste Meridional é palco de histórias escritas e desenhadas por Valdenes Guilherme

 

As histórias da série "Rompendo Distâncias" foram criadas por Valdenes Guilherme, natural de Lajedo, porém hoje residente em Limoeiro. As principais histórias são ambientadas na fictícia Lagoa da Italianinha, que seria uma cidade pernambucana fundada por imigrantes italianos, tido como "um pedaço da Itália no Nordeste". Essa cidade, segundo o autor, seria no Agreste Meridional. O autor decidiu homenagear a região que nasceu, localizando a cidade fictícia nas proximidades de Garanhuns. Além de Lagoa da Italianinha existe outra cidade fictícia, Vila Dourada, que seria o "município-mãe". 

O enredo é ambientado tanto nos dias de hoje como também na época que a cidade foi fundada. No enredo principal, imigrantes italianos que fugiram do regime de Mussolini chegaram ao local e foram morar em um sítio, que acabaria virando uma cidade. Além de italianos, no local moravam uma portuguesa que veio com eles e uma alemã que já vivia ali muito tempo antes. Com o tempo, o sítio, que se chamava Campo Alegre, virou cidade e se emancipou de Vila Dourada, com o nome de Lagoa da Italianinha. Com isso, a história envolve cultura nordestina e cultura italiana, além de em menor escala, falar das culturas portuguesa e alemã. 

"Decidi homenagear a região onde nasci, é uma forma de valorizar minha identidade, minhas raízes, minhas origens. Além de prestar essa homenagem à essa região, também falo de imigrantes europeus, principalmente italianos", diz Valdenes, que também é responsável pelos blogs da Rede Notícias Net, que marcará presença inicialmente em Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde. 

 Embora as histórias sejam fictícias, elas citam fatos de História, como o Cangaço do Nordeste e a Segunda Guerra Mundial, além de temas atuais com os personagens dos dias atuais. As histórias são desenhadas e também escritas. Para conhecer o trabalho, acesse o blog: https://rompendo-distancias.blogspot.com/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário